terça-feira, 21 de setembro de 2010

AL concede Título de Cidadão Cearense ao ministro Carlos Lupi


Ministro do Trabalho recebe homenagem da Assembleia

A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta sexta-feira (17/09), o Título de Cidadão Cearense ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A sessão solene foi aberta pelo primeiro vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), que destacou os benefícios trazidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e afirmou que “Carlos Lupi foi o ministro não cearense que mais veio ao Ceará”.

O deputado Ferreira Aragão (PDT), que propôs a homenagem, completou: “Carlos Lupi foi o ministro não cearense que mais fez pelo Ceará em todos os tempos”. Ferreira destacou a trajetória política e a atuação de Carlos Lupi no governo Lula e citou ações do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial a criação de milhares de vagas em projetos de geração de emprego e capacitação profissional, como o Projovem Trabalhador.

Carlos Lupi agradeceu a homenagem e disse que o título amplia o seu compromisso em trazer mais investimentos para o Ceará. “Sou filho e neto de nordestinas e sempre adorei o Ceará. E esse título muito me honra” disse o ministro.

Carlos Roberto Lupi nasceu em Campinas (SP), em de março de 1957, mas desde criança vive no Rio de Janeiro onde desenvolveu sua carreira política. Ex-jornaleiro, foi um dos fundadores do PDT e após a morte de Leonel Brizola, em 2004, assumiu a presidência nacional do partido e desde 2007 está à frente do MTE. Formado em Administração, Economia e Contabilidade, Carlos Lupi é casado com a jornalista Ângela Rocha e pai de três filhos. Ocupou vários cargos públicos na Cidade e no Estado do Rio de Janeiro e foi deputado federal.

Também participaram da sessão os deputados federais André Figueiredo, presidente do diretório regional do PDT, e Chico Lopes (PCdoB), os vereadores Iraguassu Teixeira e Marcio Lopes (ambos do PDT); o coordenador regional do SINE/IDT Célio Mendes; a ex-deputada Fabiola Alencar e diversas lideranças do PDT cearense


A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (17/09), às 15h, a entrega do Título de Cidadão Cearense ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A homenagem, proposta pelo deputado Ferreira Aragão (PDT), acontecerá no Plenário 13 de Maio.

Carlos Lupi nasceu em 16 de março de 1957, em Campinas (SP), e ainda criança foi para o Rio de Janeiro onde desenvolveu sua trajetória política. Após a morte de Leonel Brizola em 2004, assumiu a presidência nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Atualmente, está licenciado por ocupar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com Ferreira Aragão, é justamente por esta trajetória política e pela atuação no governo de Luiz Inácio Lula da Silva que Lupi será homenageado pela Assembleia. “Ele é o ministro não cearense que mais veio ao Ceará. Fez importantes parcerias com o Governo do Estado e foi o que mais enviou recursos para programas de geração de emprego e de qualificação do trabalhador. No Projovem Trabalhador, por exemplo, o Ceará é o estado mais beneficiado”, justificou o parlamentar.

Carlos Roberto Lupi tem licenciatura plena em Administração, Economia e Contabilidade. É casado com a jornalista Ângela Rocha e pai de três filhos. Seu primeiro contato com a administração pública foi em 1983, quando assumiu a coordenação das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro.

Em 1990, foi eleito deputado federal pelo PDT e fez parte da comissão que elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo considerado deputado nota 10 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Em 1992, se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Em 1999, assumiu a Secretaria de Governo do Estado do Rio e desde 2007, está à frente do MTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário